sábado, 10 de julho de 2010

Templo da bossa nova




A Toca do Vinícius é um verdadeiro acervo histórico da música carioca. Instalada discretamente em Ipanema, é, além de editora, uma livraria especializada em bossa nova, samba e chorinho. Lá estão à venda biografias, songbooks, partituras, discos, CDs, DVDs e até camisetas com versos de Vinícius de Moraes, poeta que dá nome ao espaço. No segundo andar da Toca funciona o “museuzinho da bossa nova”, que abriga cerca de 500 peças originais deste gênero musical.

A livraria mantém uma extensa agenda cultural. Ela organiza shows mensais com ícones da bossa nova, palestras, oficinas, congressos e festivais. Há, ainda o Monumento de Mãos da Calçada da Fama de Ipanema, conjunto de placas de cimento com registros de mãos célebres, como as do cantor e compositor Chico Buarque e da eterna “garota de Ipanema”, Helô Pinheiro. Para simpático Sr. Carlos Alberto Afonso, idealizador do projeto, a Toca não é um comércio convencional.

– Nós recebemos frequentadores não só do Rio de Janeiro, mas do mundo todo, que indicam uns aos outros para usufruírem do nosso principal produto: a interação. Entretanto, a comercialização é uma decorrência natural e, obviamente, desejada, pois é o meio de viabilização operacional do projeto. – observa.

De acordo com Carlos Alberto, desenvolver um projeto no âmbito da cultura exige força de vontade.

– No Brasil, pequenos empreendimentos já nascem com data marcada para morrer. E isto é estatístico. Precisa ter peito de remador, senão esqueça. Aqui, nós nos dedicamos à preservação e disseminação da cultura poético-musical típica do Rio de Janeiro. Paga-se o preço da própria existência. – diz.

4 comentários:

  1. Adorei o blog, ta lindo ! To mto orgulhosa da minha jornalista !
    Beijao Lola

    ResponderExcluir
  2. Muito boa materia, uma toca entocada no coração e no berço da bossa carioca. Divulgar uma joia dessas é mesmo um grande serviço. Parabens pelo olhar, vc é um sucesso.

    ResponderExcluir
  3. Ahh, obrigada gente! Fico feliz que vocês gostaram..

    Beijos

    ResponderExcluir