domingo, 25 de julho de 2010

Férias no camping

Este mês eu acampei pela primeira vez em Aventureiro, uma das praias de Ilha Grande. Fiquei pouco tempo (três noites), mas já foi o suficiente para eu poder dar boas dicas a quem está pensando em fazer este programinha nada comum.

O lugar é PARADISÍACO e existem várias outras praias lindas por perto que são de "fácil" acesso, como a do Demo, do Sul, do Leste e da Parnaioca. Esta última exige uma caminhada maior e mais complicada (três horas), então eu fui e voltei de barco (preguiçosa?) com uma galera que tava afim de chegar lá mais rápido. Ah, vale lembrar que estamos no inverno. Parece que no verão e nos grandes feriados rola uma fiscalização por essas praias serem reservas naturais e o acesso a elas não é permitido.

Como praia do Aventureiro fica virada para o mar aberto, não é sempre que dá para chegar lá de barco. Se o tempo estiver ruim e o mar muito mexido, o trajeto marítimo não pode ser realizado por motivo de segurança e então você precisa fazer uma trilha (muuuito íngreme) que vai de Provetá até Aventureiro. Acho que são três horas de caminhada e com bagagem isso se torna bastaaante complicado. A dica é checar a previsão do tempo e do vento, além de ligar para algum barqueiro que faça o serviço de transporte até a praia antes de ir. Outro detalhe importante: é bom tomar um remédio para enjôo se for de barco, pois, normalmente, ele balança horrores.

Em Aventureiro, eu fiquei acampada no Camping do Luís (http://www.campingdoluis.com.br/), que tem uma boa infraestrurura com banheiro e cozinha separada para os “hóspedes”. A estadia custa R$10 e tem até prato feito (R$12 o prato raso, e R$14 o prato fundo) para aqueles que não estiverem com vontade de cozinhar ou levar muito peso na mala. Porém, convém levar algumas comidinhas sim, pois nunca se sabe. Eu levei alguns biscoitos, miojos, guloseimas e sopas prontas.







A bagagem é uma questão importantíssima desta saga: o peso que você carrega (o ideal é ir com aquelas mochilas próprias para acampar, como esta que estou usando na foto) faz TODA a diferença! Leve somente o necessário até porque, se não tiver um homem que vá junto pra fazer o serviço sujo, você vai ter que carregar a sua própria barraca e saco de dormir. Outra dica é levar um tapete isolante térmico, que protege do frio e dá uma amaciada de leve no chão duro. Ah, e lembre-se que lá não tem farmácia, nem mercado. Para facilitar a vida de vocês eu preparei uma listinha com itens fundamentais para a trip.

Na nécessaire:

- shampoo e condicionador (de preferência em frascos pequenos para não fazer muito peso)

- sabonete liquido (também em frasco pequeno)

- repelente (os mosquitos atacam bizarramente!)

- band-aid

- filtro solar

- spray anti-séptico (p/ limpar arranhões e machucados)

- remédio para dor de cabeça

- termômetro

- remédio para dores musculares (isso é mais para quem tem problema nas costas e tal, eu não levei, por exemplo)

- desodorante

- papel higiênico (!!!)

Obs: Não perca tempo levando maquiagem, você não vai precisar disso lá. É peso desnecessário. Leve, no máximo, um batom hidratante incolor e uma base ou corretivo.

Na mala/mochila:

- biquínis (é o que você mais vai usar!)

- calcinhas (durr)

- short jeans (não exagere na quantidade. Uns dois são suficientes.)

- um vestidinho leve para colocar por cima do biquíni durante o dia

- camisetas

- legging e/ou short de lycra (perfeitos para fazer trilhas porque não assa e são super confortáveis)

- uma calça jeans

- um casaco potente para passar a noite (no inverno lá é bastante frio à noite)

- uma calça moletom

- canga

- toalha

- chinelo (importantíssimo! Se não estiver planejando fazer trilhas complicadas, nem vale levar outro tipo de calçado. Eu levei, além das havaianas, um all star e um tênis. Me arrependi profundamente, pois não usei nenhum dos dois.)

Obs 2: Coloque suas roupas dentro de um grande saco plástico antes de colocar na mochila, pois isso evita que elas molhem.

Acho que é isso! Se alguém tiver uma dúvida é só deixar um comentário que eu respondo, ok?

2 comentários:

  1. Obrigadaa, carol! Achei que seria legal fazer este post porque eu fui pra lá sem saber muita coisa que teria facilitado minha vida... haha
    Beijoss

    ResponderExcluir